Cirurgião Bariátrico em Curitiba

Cirurgião Bariátrico Especialista em Redução de Estômago

A redução pode melhorar a sua qualidade de vida!

Benefícios da cirurgia bariátrica

Ajuda a promover uma perda de peso significativa em pessoas com obesidade.

Melhora a saúde geral, reduzindo o risco de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Pode levar a um maior controle de doenças como diabetes tipo 2 e apneia do sono.

Melhora a qualidade de vida, aumentando a mobilidade e a capacidade de realizar atividades diárias.

Pode ter um impacto positivo na saúde mental, melhorando a autoestima e a imagem corporal.

Como funciona a cirurgia bariátrica?

Primeiramente, a cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução de estômago, é um procedimento que modifica o sistema digestivo com o objetivo de auxiliar na perda de peso. Para alcançar esse objetivo, o procedimento atua de duas maneiras principais: em primeiro lugar, diminuindo a capacidade do estômago e, em segundo lugar, alterando a absorção de nutrientes no intestino.

Pré-operatório
Nessa etapa, o paciente passa por uma avaliação médica completa, incluindo exames laboratoriais e de imagem. Realiza-se um acompanhamento multidisciplinar, com a participação de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais de saúde. Além disso, são fornecidas orientações específicas sobre a preparação para a cirurgia, incluindo mudanças na dieta, perda de peso, atividade física e descontinuação de medicamentos que possam interferir no procedimento.
1
A cirurgia
A cirurgia bariátrica é um procedimento realizado com o objetivo de controlar a obesidade e suas complicações. Existem diferentes técnicas, mas, de maneira geral, a cirurgia envolve a redução do tamanho do estômago através de técnicas como o Bypass Gástrico ou o Sleeve. Aliás, a cirurgia bariátrica é realizada através de pequenas incisões no abdômen, utilizando técnicas minimamente invasivas, o que permite uma recuperação mais rápida e menos complicações pós-operatórias.
2
Pós-operatório
Após o procedimento, o paciente deve ficar por uma ou duas horas na sala de recuperação pós-anestésica. Depois, ao ir para o quarto, deve iniciar a fisioterapia respiratória assim que possível e começar a caminhar. Além disso, ele seguirá um plano alimentar específico, iniciando com dieta líquida e progredindo gradualmente para alimentos sólidos. Suplementos nutricionais são frequentemente recomendados para garantir a ingestão adequada de nutrientes.
3

Para quem é indicada a cirurgia bariátrica?

A decisão de se submeter à cirurgia bariátrica, assim como qualquer procedimento médico, deve se basear em critérios específicos. Nesse sentido, os principais indicativos para realizar este procedimento incluem:

  • IMC acima de 40: considerado obesidade grau III ou obesidade mórbida.
  • IMC acima de 35 com comorbidades: neste cenário, a cirurgia é recomendada devido aos riscos adicionais à saúde apresentados pelas comorbidades associadas à obesidade.

Comorbidades frequentemente associadas incluem:

  • Diabetes Tipo 2;
  • Hipertensão arterial;
  • Apneia do sono;
  • Dislipidemia (alterações no colesterol e triglicerídeos);
  • Doenças cardiovasculares;
  • Problemas osteoarticulares.

É importante ressaltar que a indicação cirúrgica deve sempre ser avaliada por um profissional especializado, já que cada paciente é único e possui suas particularidades.

Como funciona a Cirurgia Bariátrica Bypass Gástrico?

O Bypass Gástrico é um dos tipos de cirurgia bariátrica mais comumente realizadas e que tem mostrado resultados promissores na redução do peso e melhora da saúde, incluindo de condições associadas à obesidade, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e apneia do sono. Nessa técnica, uma pequena bolsa gástrica é criada pelo grampeamento do estômago, com cerca de 15 a 30 ml de capacidade. Em seguida, o cirurgião conecta diretamente essa nova bolsa gástrica à porção do intestino delgado, desviando uma parte do estômago e do intestino para contornar a absorção de calorias.

O Bypass Gástrico combina duas abordagens principais para a perda de peso: restrição e disabsorção. A restrição ocorre pela diminuição do tamanho do estômago, o que limita a quantidade de alimentos que o paciente pode consumir. Enquanto isso, a disabsorção é resultado do desvio do intestino, fazendo com que ocorra uma redução na absorção dos nutrientes e calorias ingeridos.

É importante ressaltar que a cirurgia bariátrica Bypass Gástrico não é uma solução mágica, mas sim uma ferramenta para auxiliar na perda de peso. O sucesso do procedimento depende da experiência do cirurgião e do comprometimento do paciente em seguir um estilo de vida saudável após a cirurgia, incluindo uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.

Se você está considerando o Bypass Gástrico, agende uma consulta com um especialista e descubra se essa opção é ideal para você.

O que é a Cirurgia Bariátrica Sleeve?

A cirurgia bariátrica Sleeve, também conhecida como gastrectomia vertical, é um procedimento cirúrgico eficaz para a redução do estômago e tratamento da obesidade. Nessa técnica, reduz-se o estômago em cerca de 70-80% do seu tamanho original, resultando em uma estrutura tubular em formato de manga, que tem aproximadamente o tamanho de uma banana.

O Sleeve promove a perda de peso de duas maneiras principais: restrição e redução do hormônio da fome. A restrição ocorre devido à diminuição do tamanho do estômago, limitando a quantidade de alimentos que o paciente pode consumir. Além disso, a redução do hormônio da fome ocorre porque parte do estômago que é removido é responsável pela liberação de grelina, um hormônio que estimula a sensação de fome. Dessa forma, esse procedimentos pode ajudar no controle do peso e melhorar condições de saúde associadas à obesidade, como diabetes tipo 2, pressão alta e apneia do sono.

Mas é sempre importante destacar que a Cirurgia Bariátrica Sleeve não resolve tudo sozinha, pois ela é apenas uma ferramenta auxiliar para a perda de peso. O sucesso do procedimento depende da experiência do cirurgião e do comprometimento do paciente em adotar um estilo de vida saudável.

Se você está considerando a Cirurgia Bariátrica Sleeve, agende uma consulta com um especialista e descubra se essa é a melhor opção para você.

Uma opção segura para o tratamento da obesidade mórbida!

Qual a diferença entre a cirurgia bariátrica bypass e sleeve?

Bypass Gástrico envolve criar uma pequena bolsa no topo do estômago e conectar diretamente ao intestino delgado, reduzindo a quantidade de comida que o estômago pode reter e limitando a absorção de calorias. Já a Cirurgia Bariátrica Sleeve ou gastrectomia vertical, envolve a remoção de uma grande parte do estômago, transformando-o em um tubo ou “manga”. Ambas focam na redução de estômago, mas têm técnicas e resultados específicos.

Como é a vida de uma pessoa após a bariátrica?

Após a cirurgia de redução de estômago, primordialmente, é essencial que o paciente adapte-se a uma dieta reformulada. Além disso, é necessário adotar novos hábitos alimentares, o que significa consumir porções menores e evitar alimentos açucarados ou ricos em gordura. Por outro lado, muitos pacientes observam uma melhora notável em comorbidades associadas à obesidade, tais como diabetes e hipertensão.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia bariátrica?

A recuperação varia de pessoa para pessoa. Em geral, os pacientes podem retornar às atividades normais em 3 a 6 semanas após o procedimento de redução de estômago. No entanto, é indispensável seguir as orientações médicas para uma recuperação segura e eficaz.

Quais são os riscos de uma cirurgia bariátrica?

Assim como qualquer procedimento, a cirurgia bariátrica carrega certos riscos. Dentre eles, podemos citar infecções, hemorragias e coágulos sanguíneos, bem como complicações associadas à anestesia.. Entretanto, ao optar por um cirurgião experiente e seguir as recomendações pré e pós-operatórias, muitos destes riscos podem ser minimizados.

Qual é o peso mínimo para fazer a cirurgia bariátrica?

O critério de peso para a cirurgia de redução de estômago varia, mas, em geral, é considerado para pessoas com um IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 40 ou para aqueles com um IMC acima de 35 que tenham comorbidades relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2 ou hipertensão.

Sobre mim

Sou Wagner Augusto Schiel, cirurgião bariátrico, nascido em Porto União-SC. Aos 17, mudei-me para Curitiba, onde me formei em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 2017. Após um enriquecedor período no Canadá pelo programa Ciência sem Fronteiras, me especializei em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Bariátrica. Hoje, sou mestrando em Clínica Cirúrgica pela UFPR e atuo em prestigiados hospitais de Curitiba, dedicando-me principalmente à cirurgia bariátrica. Na busca por excelência, equilibro minha vida entre a paixão pela medicina, o amor pela minha família e a inspiração que o esporte, especialmente o futebol, me traz. Sempre com o objetivo de oferecer o melhor em cirurgia bariátrica e cuidados ao paciente.

Conheça os outros procedimentos realizados pelo médico

Como médico, reconheço profundamente a imperativa necessidade de constante aprimoramento e compromisso com a especialização. A medicina é um domínio em contínua expansão e evolução, trazendo-nos, regularmente, inovações e técnicas pioneiras. Assim sendo, escolhi aprofundar-me nas seguintes áreas:

Cirurgia do Aparelho Digestivo

acima de tudo, é o foco no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do sistema digestório.

Cirurgia Robótica

capacitação de vanguarda que, ademais, me habilita a realizar procedimentos com precisão sem precedentes, minimizando riscos e otimizando a recuperação dos pacientes.

Cirurgia bariátrica e metabólica

uma especialização centrada no tratamento cirúrgico da obesidade e suas comorbidades.

Este compromisso contínuo com o aprendizado e a excelência, em outras palavras, garante que eu possa oferecer aos meus pacientes os cuidados mais modernos e eficazes em minha especialidade.

Seja o herói da sua própria história, priorizando sua saúde e lembre-se de que é possível alcançar grandes conquistas através da prevenção e do cuidado.

Dr. Wagner Schiel é médico especialista em cirurgia do aparelho digestivo em Curitiba/PR

Locais de Atendimento
Hospital Marcelino Champagnat

Av. Presidente Affonso Camargo, 1399, Consultório 908, Curitiba - PR

Telefone

(41) 99809-0034

Todos direitos reservados à Dr. Wagner Schiel CRM/PR 38350 RQE 30397

Criado por