Somos médicos cirurgiões habilitados em cirurgias minimamente invasivas (cirurgia robótica, videolaparoscopia, laser, endopex e EPSiT) para tratamentos de doenças que afetam a parede abdominal, vesícula biliar, intestino grosso, reto e ânus.

Contato

11 94557-9041

Procedimentos

Tratamento do cisto pilonidal com laser e EPSiT

O que é o cisto pilonidal?

O cisto pilonidal é uma lesão  sob a pele da região sacral (entre as nádegas, próxima ao cóccix), que contém pelos, fragmentos de pele, glândulas sebáceas e sudoríparas.

Como se forma o cisto pilonidal?

O cisto pilonidal se forma a partir desses pelos e cabelos que vão parar sob a pele. E, por estarem em um local impróprio, o organismo reage, formando uma cápsula para isolá-los.

Essa cápsula se comunica com a pele através de pequenos tuneizinhos e aberturas, os “Pits”, que são visíveis exatamente no sulco entre os glúteos. Algumas pessoas confundem com cravos.

Quem pode ter ou desenvolver um cisto pilonidal?

O cisto pilonidal costuma se formar em pessoas com muito pelo na região lombar, sacral e coccígea, sendo mais comum em homens, principalmente entre a puberdade e os 40 anos de idade, mas também ocorre em mulheres
Também é frequente em pessoas que ficam muito sentadas, que tiveram traumas repetidos na região, que usam roupas apertadas e em obesos.

Quais os sintomas do cisto pilonidal?

O cisto pilonidal pode causar um leve desconforto local e passar despercebido até ocorrer uma inflamação, com formação de abscesso, gerando dor, inchaço, vermelhidão e até mesmo saída de pus.

Quando um cisto inflama ou forma um abscesso o organismo pode criar uma fístula na pele para drenar espontaneamente o pus. Forma-se uma área avermelhada, endurecida que sangra com facilidade.

A drenagem do cisto pilonidal é suficiente para tratá-lo?

A simples drenagem do pus não resolve o quadro. Uma cirurgia é necessária para o tratamento definitivo.

Quais sãos as técnicas modernas para tratamento/ cirurgia do cisto pilonidal?

Atualmente, existem técnicas minimamente invasivas – Tratamento do Cisto Pilonidal com laser e EPSiT – para realizar a cirurgia do cisto pilonidal, com recuperação mais rápida, sem grandes feridas ou cortes.
Temos experiência com as técnicas inovadoras e também com as técnicas tradicionais.
O tratamento do cisto pilonidal é individualizado.

Qual a melhor técnica para tratar/ operar cisto pilonidal?

A avaliação caso a caso da melhor técnica a ser aplicada para cada paciente, é fundamental para o sucesso do tratamento.

O cisto pilonidal pode voltar?

O cisto pilonidal é uma doença que infelizmente pode recidivar.

Por isso, após a operação, são necessários manter cuidados para minimizar o risco de recidiva como: evitar bater a região, mantê-la depilada, limpa e seca, tratar o sobrepeso ou obesidade e não fumar.

Uma vida livre de incômodos?

podemos te ajudar.
Eco Medical Center

Hospital São Marcelino Champagnat

Agendamento Online