Telefone
(41) 99809-0034
(41) 99809-0034
Geralmente, as hérnias não dão sinais, principalmente quando pequenas. Porém, quando aumentam de tamanho dão sintomas como dor e desconforto.
As hérnias podem complicar em processos chamados de encarceramento (hérnia encarcerada) ou estrangulamento (hérnia estrangulada) que exigem tratamento cirúrgico de urgência.
Surge na virilha (na junção entre a coxa e a parte inferior do abdômen). Nos homens, pode estender-se até o escroto (saco), sendo chamada de hérnia inguino-escrotal. Provoca sensação de peso ou queimação local, que piora com o esforço físico e melhora ao descansar.
Trata-se de uma saliência na região do umbigo, que surge devido a um defeito na parede abdominal (na área da cicatriz umbilical). Apesar de ser mais frequente em bebês, a hérnia umbilical pode surgir no adulto com obesidade ou que realiza muito esforço, como levantamento de peso. Também pode atingir pessoas com tosse crônica e mulheres com múltiplas gestações.
Localiza-se na região da linha alba (acima do umbigo) e atinge principalmente homens entre 20 e 50 anos. Levantamento de objetos pesados, tosse persistente ou excesso de peso podem aumentar a pressão dentro do abdômen e gerar a hérnia epigástrica.
O diagnóstico da hérnia abdominal é realizado por um cirurgião durante exame físico em consulta médica. Se necessário, serão solicitados exames de ultrassonografia da parede abdominal ou tomografia computadorizada do abdômen. O tratamento para as hérnias abdominais é cirúrgico.
As hérnias nos adultos não desaparecem espontaneamente. Tendem a aumentar de tamanho com o passar do tempo.
Sim. Principalmente se foi um esforço súbito, repentino. É indicada a avaliação do médico especialista.
Hospital São Marcelino Champagnat
Centro Médico Integrado
Agendamento Online