Telefone
(41) 99809-0034
(41) 99809-0034
O prolapso retal é a exteriorização do reto pelo ânus, causada pelo enfraquecimento do assoalho pélvico e associada à fraqueza do músculo do esfíncter, o que pode resultar em vazamento de fezes ou muco.
Mais comum em mulheres, pode ser resultado das tensões envolvidas no trabalho de parto ou do hábito mantido ao longo da vida de se esforçar para ter evacuações.
Também está relacionado ao processo de envelhecimento, em que há o enfraquecimento dos músculos que sustentam o reto dentro da pelve. Problemas neurológicos, como doença da medula espinhal, também podem levar ao prolapso.
Felizmente, existem muitas maneiras diferentes de corrigir cirurgicamente o prolapso retal. Procure ajuda de um médico especialista coloproctologista.
As principais queixas incluem saída de parte do intestino pelo ânus, de volumes variáveis, com dor e sangramento, principalmente aos esforços ou ao ficar em pé, algumas vezes com saída de muco também. Alguns pacientes apresentam perda espontânea de fezes associada. O prolapso inicialmente pode retornar ao ânus espontaneamente e ao longo do tempo necessitar de ajuda com as mãos para colocá-lo para dentro ou, em estágios mais avançados, não retornar mais para o ânus e permanecer constantemente para fora.
Esforços abdominais intensos, especialmente pacientes com múltiplos partos normais e pacientes psiquiátricos que tenham intestino preso. Os casos mais comuns são em senhoras idosas, que tiveram muitos filhos de parto via vaginal.
O tratamento ideal vai depender de alguns fatores, principalmente, das condições clínicas do paciente e doenças associadas e do tamanho do prolapso.
O tratamento do prolapso retal é cirúrgico. A depender da escolha do médico e das condições expostas acima, pode ser escolhida a técnica pelo abdome ou pelo ânus. As técnicas abdominais podem ser feitas por vídeo ou aberta.
Hospital São Marcelino Champagnat
Centro Médico Integrado
Agendamento Online