Somos médicos cirurgiões habilitados em cirurgias minimamente invasivas (cirurgia robótica, videolaparoscopia, laser, endopex e EPSiT) para tratamentos de doenças que afetam a parede abdominal, vesícula biliar, intestino grosso, reto e ânus.

Contato

11 94557-9041

Tratamentos

Refluxo Gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico é um conjunto de sintomas causado pela passagem do suco gástrico e/ou retorno do alimento para o esôfago e até mesmo para a garganta (laringe), cavidade oral e vias respiratórias.

​Os sintomas típicos do refluxo são azia, dor no peito, queimação atrás do osso esterno, dificuldade para engolir, tosse seca, rouquidão, dor de garganta, regurgitação de suco gástrico, inchaço na garganta e náusea após as refeições.

Muitas vezes, existe a sensação de que o alimento ficou parado na garganta. Os sintomas pioram quando a pessoa se curva, se inclina para a frente, se deita ou come. 

A ocorrência do refluxo gastroesofágico também está diretamente relacionada à alimentação. Açúcar, farináceos, sucos de fruta, fritura, café e bebidas alcoólicas, se consumidos em excesso, contribuem para o problema.

​Na maioria dos casos, a doença do refluxo gastroesofágico pode ser tratada através de mudanças na dieta e no estilo de vida. No entanto, algumas pessoas podem necessitar de medicação ou cirurgia quando não há melhora dos sintomas ou surgem complicações, como úlceras e o desenvolvimento de uma doença chamada Esôfago de Barrett. 

Nesses casos, um médico especialista em Cirurgia Geral deve ser consultado para avaliar e realizar a cirurgia para refluxo.

Perguntas frequentes
Como é a cirurgia para refluxo?

A cirurgia para refluxo gastroesofágico é feita através de videolaparoscopia ou cirurgia robótica, procedimentos minimamente invasivos realizados através de pequenas incisões no abdome. Durante o procedimento, corrige-se a hérnia de hiato, se presente, e uma válvula anti-refluxo é confeccionada na transição entre o esôfago e o estômago, evitando assim o refluxo. Normalmente o paciente recebe alta no dia seguinte ao procedimento.

​Quando a cirurgia para refluxo é indicada?

A cirurgia para refluxo está indicada quando a dieta e o tratamento com remédios não trazem resultados. Também depende do tempo em que o paciente apresenta refluxo, da intensidade e da frequência dos sintomas e da vontade do paciente de ser operado para resolver o problema.

É difícil se alimentar após a cirurgia?

Após a cirurgia, existem alguns cuidados com a alimentação. Na primeira semana será necessário se alimentar apenas com líquidos, passando para a dieta pastosa nas semanas seguintes. De acordo com a tolerância e a liberação do médico, é retomada a alimentação normal.

Uma vida livre de incômodos?

podemos te ajudar.
Eco Medical Center

Hospital São Marcelino Champagnat

Agendamento Online