A videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que possui o objetivo de diagnosticar e tratar patologias nas regiões abdominal e pélvica. Ou seja, o procedimento pode ser feito em dois casos:
Videolaparoscopia diagnóstica: busca investigar e confirmar o diagnóstico de uma doença suspeita;
Videolaparoscopia cirúrgica: quando o diagnóstico já está fechado e o cirurgião já irá atuar na resolução do problema.
Como é feita a videolaparoscopia?
O procedimento é realizado sob anestesia geral e, no início, a cavidade abdominal é insuflada com gás carbônico, permitindo abrir um campo de visão adequado para a realização da videolaparoscopia.
São feitas pequenas incisões (portais) para a introdução de uma microcâmera e dos instrumentos cirúrgicos. A câmera, introduzida por um dos portais, transmite as imagens para os monitores que se localizam na sala cirúrgica, nos quais o cirurgião visualiza as estruturas intra-abdominais e opera com o auxílio de pinças. O número de portais varia conforme o órgão a ser operado e da complexidade da cirurgia.
Indicações e vantagens da videolaparoscopia
A videolaparoscopia é usada para praticamente todas as cirurgias necessárias do abdome e da parede do abdome.
As vantagens desse método são: diminuição da resposta metabólica ao trauma cirúrgico, maior rapidez na recuperação, menos dor, retorno precoce às atividades diárias e cicatriz muito discreta.
Tem dúvidas sobre videolaparoscopia?
Entre em contato com nossos cirurgiões especialistas na técnica.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.Ok